Datas importantes

Datas importantes – novos prazos

Atividade

Prazos

Chamada de resumos

encerrado

Chamada de trabalhos completos

encerrado

Divulgação da avaliação

Até 15 de agosto

Reenvio dos trabalhos corrigidos

Até 12 de setembro

Divulgação geral dos aceites – resultado final

15 de setembro

Data limite para inscrição de autores

1º de outubro

Realização do evento

11 a 13 de novembro

Atividades pós-evento – visitas técnicas e viagens culturais

14 e 15 de novembro

 

O evento contará com atividades diversificadas, com a finalidade de suscitar o debate sobre novas tecnologias, divulgar as pesquisas científicas em andamento e discutir as políticas públicas para implementação da temática. 

Conferências: serão realizadas quatro conferências, para as quais serão convidados pesquisadores de reconhecida competência no meio acadêmico, científico e profissional, no âmbito nacional e internacional. 

Mesas redondas: serão realizados debates no formato de mesas redondas, para as quais serão convidados especialistas, representantes de órgãos públicos, do setor empresarial e da sociedade. Está previsto o convite para representantes da Caixa Econômica Federal, BNDES, Ministério das Cidades, Ministério dos Transportes, BID, UN-HABITAT; gestores públicos e técnicos do setor governamental; representantes de sindicatos e associações do setor empresarial, de instituições de pesquisa e desenvolvimento e de normatização. 

Sessões técnicas: as sessões técnicas serão momentos de apresentação e discussão de trabalhos científicos, resultados de pesquisas acadêmicas de professores, alunos de pós-graduação e profissionais do setor produtivo, selecionados previamente por comitê científico, formado por especialistas de universidades e instituições científicas brasileiras. 

Oficinas e minicursos: serão oferecidas oficinas e minicursos em temas inovadores ou de aprofundamento, destinados especialmente para alunos de graduação e pós-graduação. 

Concurso de ideias: será organizado concurso de projeto em nível de ideias para solucionar questões urbanas e ambientais, visando incentivar a participação conjunta de estudantes, em âmbito multidisciplinar, a ser avaliado por comissão julgadora de especialistas. 

Reuniões de pós-graduandos e graduandos: serão realizadas reuniões dirigidas ou informais de estudantes em áreas afins, para discussão dos assuntos pertinentes à formação acadêmica e à futura prática profissional. 

Viagens culturais e visitas técnicas: como atividades opcionais pós-evento, serão organizadas viagens culturais e visitas técnicas, por adesão, com o objetivo de complementar a temática do evento e difundir as potencialidades da região do norte do Rio Grande do Sul aos participantes. Como exemplo, poderão ser oferecidas viagens e visitas para: Missões (Santo Ângelo e região – 1 dia); Moinhos, Museu do Pão e CT Pedras (Ilópolis e Soledade – meio dia); Caminhos do Imigrante (Região da Serra Gaúcha – dois dias).